Conheça os principais modelos usados no mercado brasileiro
A mecanização está cada vez mais presente no setor florestal. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 10 milhões de hectares de reflorestamento. Plantar, colher e transportar toda essa produção seria impensável sem a presença das máquinas.
Seja no corte, baldeio, processamento ou na extração da madeira, as máquinas florestais são equipamentos fundamentais para o setor.
Você sabe quais são os principais tipos de máquinas florestais, e a função de cada uma delas?
A colheita florestal é um processo que visa cortar e baldear a madeira até o local onde seguirá para ser transportada ao destino final de processamento. Para cada uma dessas etapas existe uma máquina que faz o processo.
- Harvester
É uma máquina florestal utilizada principalmente para derrubar, detalhar, processar e empilhar toras. Costumam ser muito eficientes, vencendo obstáculos do solo sem grande dificuldade.
Os harvester com esteira são mais indicados (quando comparados aos modelos com pneus), principalmente por possuírem maior estabilidade e menor compactação do solo. Contudo, costumam ser mais lentos.
Por isso, sua escolha deve considerar não apenas o tipo de serviço, mas também a declividade e demais características do terreno.
- Feller e Feller-Buncher
Quando utilizados um trator florestal cortador, damos a ele o nome de feller. Já ao trator florestal cortador-acumulador é dado o nome de feller-buncher.
Independente disso, as duas máquinas florestais são muito parecidas e a principal diferença está na capacidade do feller-buncher em usar o seu cabeçote para acumular árvores.
Após a derrubada, o feller-buncher é capaz de acumular as árvores no cabeçote até formar um feixe. Com isso, as árvores são processadas simultaneamente, o que agiliza todo o processo.
- Forwarder
Essa máquina é um trator autocarregável projetado para utilização no transporte primário, ou seja, a remoção das toras já cortadas de dentro da floresta para a periferia dos talhões, de modo a evitar o tráfego de caminhões dentro da mesma.
Essa máquina é formada por uma caixa de carga com capacidade variável e uma grua hidráulica utilizada para realizar o carregamento e descarregamento das toras.
- Skidder de garras
Representado por um trator de pneus, articulado, com uma garra hidráulica, de abertura inferior, localizada na parte traseira. Essa é uma máquina florestal indispensável para realizar a extração quando o corte é realizado com feller-buncher.