Quais as melhores aplicações para cada tipo
Os termos radial e diagonal são usados para diferenciar como é construída a estrutura do pneu. Assim como o motor, a roda e o arado, os pneus são um dos fatores essenciais para a boa mobilidade e desempenho de um trator. É por isso que as tecnologias de desenvolvimento dos pneus estão em constante evolução.
Pneu de trator diagonal
O pneu diagonal é feito de fios de nylon que, como o nome indica, passam diagonalmente pelo pneu – normalmente em ângulos de 30 a 40 graus comparados com a linha central. A construção do pneu diagonal é desenvolvida de forma a ser reforçada devido às camadas de lonas que cruzam o pneu diagonalmente, umas sobre as outras, sempre em pares. A grande vantagem desse tipo de pneu é que ele tem uma construção mais simples, e por isso o reparo é mais fácil.
Pneu de trator radial
Esse tipo de pneu, por sua vez, é composto por cabos de reforço em ângulos de 90 graus até a linha central do pneu, na direção do raio da circunferência. Além disso, ele conta com uma cinta, feita de cabo ou aço, que acompanha a circunferência de modo a garantir a rigidez da área de rodagem. Esse tipo de pneu distribui melhor a pressão e, por isso, proporciona maior estabilidade. Além disso, a tração é superior e o pneu é mais resistente a furos.
Pneu radial ou diagonal?
Tudo vai depender das tarefas que serão realizadas. No caso de um solo mais duro, é necessário ter mais resistência ao impacto. Nesse caso, a melhor opção é o pneu diagonal. Já para operações em que é importante agredir menos o solo, o pneu radial é u