Cuidados essenciais para evitar os maiores problemas de operação dessa máquina
A pá carregadeira é uma máquina de alta eficiência para o trabalho mais intenso. Ela é amplamente utilizada em diversas áreas como construção civil, mineração, agricultura, entre outras. Ela é responsável por transportar materiais, pedras e outros resíduos e tem um papel extremamente importante para acelerar o andamento do projeto.
Desse modo, a pá carregadeira garante a qualidade do projeto, melhorando as condições de trabalho do operador, a eficiência do trabalho e reduzindo custos de operação. Para aproveitar todas essas qualidades alguns cuidados são essenciais:
Cuidado com a velocidade da operação
Para cada ação, é aconselhada uma determinada rapidez, caso contrário, o equipamento pode não funcionar adequadamente ou apresentar riscos para quem o opera. A velocidade deve ser alternada conforme cada procedimento realizado. Realizar essa sequência de forma equilibrada e segura requer um conhecimento bem elevado e técnico do operador.
Capacitação do operador
As pás carregadeiras são equipamentos de grande porte e muito pesados. Esses são alguns dos motivos pelos quais os operadores devem ter todos os conhecimentos necessários para que a administração da máquina seja precisa e segura. Para que os operadores tenham um trabalho eficaz, é necessário manuseá-las adequadamente, por isso a necessidade de a se fazer cursos intensivos de capacitação técnica para todos os profissionais dessa área.
Manutenção do maquinário
Realizar a manutenção em dia é imprescindível para prevenir acidentes ocasionados por falhas mecânicas e para que a máquina esteja sempre em estado de uso adequado. Esse tipo de investimento ainda proporciona economia, já que, além de ser mais eficaz, costuma ser mais barato efetuar uma manutenção preventiva do que uma manutenção corretiva.
Proximidade de redes elétricas
As pás carregadeiras trabalham com um sistema de elevação da caçamba, e esse é um fator que exige muito cuidado. Nesse cenário, o indicado ao operador da pá é descer dela, assim ele obtém uma visão real da rede elétrica e do espaço como um todo. Ele precisa observar a altura dos fios e se há algum pendurado ou no chão. Ao se aproximar das redes elétricas, os acessórios e os implementos devem estar bem baixos.
Utilização de EPI
Os EPIs têm como finalidade proteger os operários de acidentes que podem provocar fraturas, lesões ou até acidentes fatais. Os mais usados na operação desse tipo de máquina são:
- capacete de proteção: seu objetivo é proteger o crânio do trabalhador em caso de acidentes que impactem a cabeça;
- óculos de proteção: os olhos são partes sensíveis do corpo, e os óculos os protegem em casos de acidentes que possam afetar a visão;
- protetores auditivos: os sons causados pelas pás carregadeiras e outros transportes têm volumes elevados. Além disso, os operários trabalham horas com essas máquinas, sendo essa proteção necessária para os ouvidos.