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Considerando que as atuais máquinas agrícolas estão equipadas com
componentes eletrônicos, dentre eles o computador de bordo, é importante o seu entendimento para a operação dessas máquinas.
As colhedoras, por exemplo, são capazes de monitorar, em tempo
real, a produtividade da cultura. Outros exemplos de funções seriam: o
direcionamento da máquina no campo, a ilustração da área pulverizada,
a distribuição de insumos a taxa variável.

O computador de bordo é um equipamento que recebe, processa e
armazena dados transformando-os em informações organizadas e úteis
para o operador. É composto de uma estrutura física chamada de hardware, ou seja, aquilo que podemos tocar e dos programas, chamados
de software.

Os programas utilizados nos computadores de bordo permitem a solução de problemas ou tarefas, executando instruções comandadas pelo
operador.
Exemplo: os grãos colhidos são pesados pelo sensor de colheita que
juntamente com os dados de posicionamento, gerados pelo GPS, são
transformados pelo programa em um mapa de produtividade.

As tecnologias GNSS envolvem os sistemas de posicionamento e navegação por satélites tais como: o NAVSTAR – GPS (Estados Unidos), o
GLONASS (Rússia), o Galileo (União Européia) e o Compass (China).
O Sistema de Posicionamento Global – GPS foi o sistema pioneiro que
viabilizou a agricultura de precisão. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo
departamento de defesa dos Estados Unidos que depois foi liberada
para uso geral.

Os sistemas de navegação por satélites são constituídos por uma
constelação de satélites que ficam em órbita no planeta e permitem o
posicionamento ou navegação na superfície da Terra ou próxima a ela
através da recepção de ondas de rádio dos satélites.
A estrutura do sistema é constituída
de três segmentos básicos: o espacial
(satélites), o controle (estação mestre
e antenas de retransmissão do detentor
da tecnologia) e o usuário (receptor).
O GPS, que é o sistema mais conhecido, é constituído por 31 satélites,
situados a 20.200 km de altitude, com
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Coleção | SENAR
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ciclo de 12 horas, garantindo o sinal de pelo menos quatro satélites em
qualquer ponto da Terra.
Assim, todas as operações agrícolas como o preparo do solo, a distribuição de corretivos e fertilizantes, a semeadura, a pulverização e a
colheita são passíveis de serem orientadas pelos sistemas GNSS.

durante a utilização de um receptor GPS alguns fatores podem interferir no recebimento dos dados, causando erros de funcionamento e
posicionamento no campo. A origem dos erros de posicionamento está
relacionada aos seguintes fatores:

O piloto automático é um sistema de direcionamento que se encontra
ou pode ser acoplado nas máquinas agrícolas, que além de melhorar a
qualidade das operações, também proporciona comodidade ao operador, que fica com mais tempo para observar outras funções do equipamento.

A finalidade do piloto automático é direcionar automaticamente a máquina agrícola por meio de um sistema orientado pela barra de luzes
acoplado ao sistema de direção do equipamento.
Assim como na barra de luzes, conhecida a largura de trabalho,
mantém-se um paralelismo entre as passadas, evitando falhas ou sobreposições nas operações de calagem, preparo de solo, semeadura,
pulverização, colheita entre outras.
O sistema de piloto automático apresenta maior precisão que a barra de luzes, pois elimina a ação do operador no direcionamento da
máquina.

A operação com o piloto automático depende dos procedimentos de
entendimento de como acessar as funções de tela, da definição da largura de trabalho, da iniciação do trabalho, da demarcação dos pontos A e
B, da demarcação do contorno da área e da demarcação de obstáculos,
que seguem os mesmos procedimentos feitos para a barra de luzes, já
listados anteriormente.

O controle automático de seções elimina a ação do operador de controlar o acionamento ou não da distribuição do insumo. É importante que
o operador saiba operar corretamente com esse recurso, pois além de
evitar desperdícios, também dá comodidade ao operador, que fica com
mais tempo para observar outras funções

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