O material rodante é o conjunto de componentes usados no sistema de movimentação dos equipamentos de grande porte como escavadeiras, tratores de esteira, perfuratrizes, entre outros. Ele é composto por esteiras, sapatas, rodas guias, rodas motrizes e roletes.
Por conta do seu alto custo, o controle de seu desgaste e o prolongamento de sua vida útil são muito importantes. Especialistas afirmam que os custos com manutenção de material rodante podem chegar a até 50% dos valores relacionados aos maquinários e equipamentos.
Alguns fatores impactam na vida útil do material rodante como terreno de trabalho e erros de operação, podendo reduzir o tempo de uso do material e causando prejuízos para a empresa. Identificar esses fatores pode melhorar os custos da operação e a performance do equipamento.
A escolha do material rodante adequado é o primeiro cuidado que se deve ter para não haver desgaste precoce. Ele deve estar de acordo com a aplicação e os impactos das operações, respeitando o terreno onde irá trabalhar e a severidade do trabalho. Por isso, é indispensável entender qual o uso dos maquinários e depois definir o componente mais indicado para eles.
Outro ponto importante, é seguir sempre as recomendações dos fabricantes como, por exemplo, a regulagem das esteiras. Essa é uma informação essencial, uma vez que a folga estipulada nos manuais deve ser seguida e cada equipamento possui um valor exato para essa folga.
As inspeções de rotina ajudam a detectar logo no início o desgaste, o desalinhamento e eventuais danos é a chave para a prevenção de situações críticas que podem implicar em altos custos. Há diversos itens a serem verificados regularmente como as buchas e o alongamento prematuro das correntes; padrão de desgaste das esteiras; trincas, empenamentos ou quebra de algum componente; desalinhamento da roda guia; porcas e parafusos soltos.